14.7.09

1ª Assembleia Geral - AL 2009/2010


Clube de Empresários - Lisboa
Terça-Feira 14 de Julho de 2008

Caros Companheiros e Companheiras,
As responsabilidades do nosso Clube são grandes. Foram-no sempre, desde a primeira hora, hora que coincidiu com o abrir de Portugal a uma nova dimensão, de novo mais universal, de novo mais acolhedor e compassivo.
Este tempo, que é o nosso, é tempo de grandes desafios, epidemias e catástrofes de mãos dadas com a derrocada de sistemas financeiros corruptos e corrompidos. Estes tempos incitam-nos a procurar e sustentar as obras que necessitam o nosso apoio:
• As crianças desprotegidas, doentes, diferentes – assim as aldeias SOS, a Casa Sol, a APPACDM
• Os idosos, carenciados de bens e de sorrisos – a residência dos velhinhos de Campolide é um raro exemplo do que faz a solidariedade sem subvenções nem apoios estatais
Os Hospitais serão sempre objecto da nossa atenção e do nosso apoio.
Mas como chegaremos nós, que somos só 44, veteranos e recém-chegados, a apoiar efectivamente e com continuidade estas obras?
Renovando o nosso Clube, reflectindo nas necessidades da Comunidade em que estamos ou nos queremos inserir, interessando a geração dos filhos e dos netos, não nos resignando a perder 7 dos 18 clubes que fizemos nascer.
Temos de nos abrir aos Clubes que nos são vizinhos, convidando e frequentando, ensinando e aprendendo como bem definem os nossos objectivos lionísticos.
O Torneio de Golfe Sam Levy, o Projecto Lions Guide transportam-nos a outros universos e dão corpo ao entusiasmo e criatividade dos nossos membros mais jovens.
Há que acreditar que as comissões que agora se constituem vão efectivamente funcionar.
Vamo-nos conhecer melhor e encontrar na amizade e são companheirismo a alavanca da renovação e da afirmação dos valores.
O plano de actividades que irão receber dentro de dias procurará dar corpo a estes projectos.
É um desafio encontrarmo-nos ao leme, sem esquecermos que a bússola que nos orienta nos chega através das estruturas bem concebidas pelo pragmatismo anglo-saxónico que as organizou.
Vamos ao encontro dos Clubes que criámos, dos Clubes com quenm nos geminámos. A evolução das tecnologias da Comunicação e da informação permitem-nos, hoje, alcançar o mundo e ser por ele alcançado.
Convosco, caros Companheiros e Companheiras, a nave chegará sã e salva a bom porto.

CLMJ Maria Teresa d’Avila
Presidente